Siga nas Redes Sociais:
Eduardo Thomas (Lajeado, 18 de dezembro de 1986) é um empreendedor, voluntário social e Programador autodidata, Brasileiro do Rio Grande do Sul. Tem como destaque o fomento à cidadania fiscal, contribuindo socialmente com a transparência pública por meio do DATABIOS, um software aberto para o processamento e monitoramento de milhares de execuções orçamentárias nas três esferas públicas.
A plataforma é dotada de Inteligência Artificial e captura anualmente em Portais da Transparência e Tesouro Nacional do Brasil milhões de registros contábeis, realizando o cruzamento de dados e conferindo automaticamente a aplicação dos recursos públicos e o cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal.
Em 1998, com apenas 12 anos, iniciou sua carreira como programador e aos 18 anos de idade realizou a abertura de sua própria empresa. Estuda Direito pela Universidade do Vale do Taquari e concentra suas pesquisas sobre a Violação da Lei de Responsabilidade Fiscal por meio da Terceirização da Gestão da Saúde.
Sua empresa iN2 onde empreende até hoje, foi fundada em 2006 e fornece desde softwares e hardwares por meio de serviços no formato SAAS. Reside em Lajeado e em seu laboratório de P&D, localizado no Parque Tecnológico da Univates, opera seus negócios com sede em Porto Alegre e São Paulo.
Em seu voluntariado, participa ativamente há 8 anos da ONG Observatório Social, que realiza um trabalho técnico, fazendo uso de uma metodologia de monitoramento das compras públicas em nível municipal, desde a publicação do edital de licitação até o acompanhamento da entrega do produto ou serviço, de modo a agir preventivamente no controle social dos gastos públicos.
