Bairro Sao Bento / Lajeado RS

Foto: Luís Fernando Wagner

Cerca de 50 pessoas participaram do protesto que interrompeu o tráfego de veículos no trecho da ERS-413,no final da tarde desta sexta-feira (25), nas imediações da ponte sobre o arroio Saraquá, principal ligação entre os bairros Moinhos d’Água e São Bento e Lajeado e Santa Clara do Sul.

A ação, organizada pela Associação dos Moradores do Bairro São Bento visou chamar a atenção das autoridades para a necessidade de duplicação da ponte, que tem capacidade de suportar a passagem de apenas um veículo por vez.  “Essa ponte foi construída na década de 70 e até hoje, mesmo com o aumento significativo do movimento permanece da mesma forma. Precisamos tomar essa atitude para evitar mais acidentes”, desabafa Gilsone Sartori, presidente da Associação dos Moradores do Bairro São Bento.

Para o Secretário Municipal de Governo, Auri Heisser, que esteve presente no ato, o início da obra depende do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer). Essa demanda começou na administração passada, quando um projeto foi encaminhado para o Daer, mas não saiu do papel pois foi rejeitado pela autarquia. Nossa gestão refez o projeto, inclusive arcando com seus custos e enviou ao departamento.Agora estamos na dependência do Daer, já que a ponta está em uma rodovia estadual. Nós enquanto município, nos comprometemos com todas as contrapartidas necessárias para a realização da obra”, esclareceu o secretário.

Uma nova ponte com capacidade para dar passagem a dois veículos ao mesmo tempo em sentidos inversos custaria cerca de R$ 1,6 milhões. Os manifestantes concentraram-se sobre a ponte, portando faixas e cartazes. Não houve incidentes durante a ação, que foi acompanhada pela Polícia Rodoviária Estadual. O manifesto deflagrado às 17h30, durou, aproximadamente, uma hora.

Fonte: http://goo.gl/UpRcJm